por Marcelo Andrade

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca da UFPA, Marcelo Andrade, documentou mais duas novas espécies de "pacu-de-corredeira", esses peixes ficaram conhecidos mundialmente como "piranha-vegetariana" e fazem parte da pesquisa do aluno de doutorado do PPGEAP, que pretende descrever a biodiversidade e ecologia dos peixes da família Serrasalmidae (piranhas e pacus) visando o manejo e a conservação das espécies.

O artigo foi publicado no início de 2016 no periódico Journal of Fish Biology, onde são descritas duas novas espécies de pacu-de-corredeira para as bacias dos rios Xingu e Tocantins-Araguaia. Esta pesquisa dá sequencia ao estudo do aluno que é orientado pelos pesquisadores Tommaso Giarrizzo e Michel Jégu.

Em 2013 outro pacu-de-corredeira teve repercussão mundial como "piranha-herbívora" (como são conhecidos os "pacus" fora do Brasil), pois foi noticiada por vários meios de comunicação nacionais e internacionais, como na reportagem exibida em rede nacional pelo Jornal da Record em 01/11/2013; a entrevista do Doutorando Marcelo Andrade no programa Sem Censura Pará, que foi ao ar em novembro de 2013; e a matéria no Portal G1, publicada em 30/10/2013. Acesse os links e confira.

Para Marcelo Andrade é necessário documentar primeiramente a biodiversidade, recenhecer as necessidades que provêm a existência destes organismos, e além disso, conhecer as ameaças antrópicas nocivas a preservação destas espécies. Assim, um estudo integrado entre estas informações deverá servir de base para propostas de ação para a conservação das espécies e, consequentemente, do ambiente onde estas vivem.