Oferta de vagas

O PPGEAP recebe anualmente vários alunos de outros Programas de Pós-Graduação da Região Norte, bem como alunos especiais ainda não vinculados a nenhum Programa, mas que são indicados por um docente do quadro permanente ou colaborador.

 

Conscientização ambiental

Egressos do Programa foram contratados por empresas privadas para realização de trabalhos de conscientização ambiental junto a comunidades ribeirinhas e estudos de impacto ambiental de empreendimentos próximos ou com potencial de impacto em ambientes aquáticos (IMAZON, Vale do Rio Doce, Companhia Docas do Pará, Terra Meio Ambiente, VLI, dentre outros).

 

Apoio a comunidades ribeirinhas

Docentes do PPGEAP atuam na melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas por meio da formação de agentes comunitários ambientais, entendimento e mediação de conflitos gerados por Acordos de Pesca, elaboração de alternativas para a obtenção de alimento e renda e mitigação do impacto da pesca em ambientes oceânicos.

 
Estudo da Ictiofauna da região nordeste do Pará

A região Bragantina é uma das áreas mais populosas do Estado do Pará, e tal realidade implica em intensa pressão de exploração sobre os peixes nativos, alteração do uso da terra, extração de água para consumo humano e introdução de peixes não-nativos na aquicultura. Entretanto, a ictiofauna nativa desta área ainda não é muito bem conhecida, com a maioria dos estudos concentrados em poucos grupos de peixes. Este projeto fornecerá subsídios para o conhecimento dos peixes na região, com amostragens espaciais e temporais refinadas para determinar as assembleias de peixes encontradas. Os ambientes serão suficientemente documentados, para que futuros impactos na região possam ser mensurados e monitorados adequadamente.

 

Estudo de ameaças à conservação da biodiversidade na Terra do Meio

O Programa, por meio de um projeto de pesquisa, busca estudar, identificar e documentar as ameaças atuais e potenciais que incidem sobre os recursos naturais, especialmente em áreas com maior presença humana na Estação Ecológica da Terra do Meio (ESECTM), Pará. As seguintes atividades estão sendo realizadas: avaliação dos polígonos de desmatamento na ESECTM e entorno; caracterização dos esforços e a pressão de caça; levantamento das informações sobre a pesca, os animais domésticos, o extrativismo de castanha e a ocorrência de garimpo ao longo dos rios Iriri e Novo. Os resultados serão consolidados em um relatório contendo as ameaças e as recomendações para ações de manejo a fim de minimizar e, quando possível, eliminar tais problemas.