Já está disponível o Edital de Abertura do Processo Seletivo para o Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca da Universidade Federal do Pará (PPGEAP/UFPA). São ofertadas 16 (dezesseis) vagas. Os aprovados ingressarão em março de 2018.

 

Inscrições: 05 a 26/11/2018, exclusivamente via internet, pelo site do SIGAA UFPA!

Confira o Edital do Mestrado PPGEAP 2019!

Errata Anexo II - Docentes habilitados e disponibilidade de vagas para orientação

A doutoranda do PPGEAP UFPA, Francielly Alcantara de Lima, publicou recentemente seu trabalho de conclusão de curso de graduação pela UFRA. A pesquisa analisa um intervalo de 10 anos de dados de captura da lagosta sapateira Scyllarides delfosi no Norte do Brasil, espécie considerada um importante recurso capturado pela frota pesqueira que atua na pesca da lagosta vermelha, Panulirus argus westonii. Apesar do potencial econômico desta espécie, informações sobre seus aspectos biológicos e pesqueiros eram inexistentes. O trabalho da Francielly investigou pela primeira vez a estrutura populacional, e estimou a fecundidade e o tamanho dos ovos de S. delfosi. Lagostas de variados tamanhos foram capturadas pela frota pesqueira, principalmente juvenis. Uma importante descoberta é a constatação de diminuição de 7 mm no comprimento médio total destas lagostas, comprovando que a pesca de Panulirus (lagosta alvo principal da pesca comercial) impacta negativamente na população da lagosta sapateira. O estudo comprova a importância do investimento em pesquisas voltadas ao ciclo de vida, reprodução e crescimento de S. delfosi, a fim de fornecer o suporte necessário à exploração sustentável e à preservação da espécie, que no litoral norte brasileiro é tratada como fauna acompanhante, e como tal, não existem políticas públicas adequadas ao manejo. 

Dados do artigo: Population structure and fecundity of Scyllarides delfosi Holthuis, 1960 (Scyllaridae) on the Amazon continental shelf. Authors: Francielly A. Lima (doutoranda PPGEAP), Jussara M. Martinelli-Lemos (orientadora) et al. (2018). DOI: 10.1163/15685403-00003783. Financiado pelo CEPNOR/ICMBio 

O discente de mestrado do PPGEAP UFPA, Jefferson Willian, com a ajuda de custo do PRO-DISCENTE CAPES, participou do Aquaciência 2018, realizado entre os dias 17 e 21 de setembro, na cidade de Natal-RN. O Aquaciência é um evento técnico científico que reúne os principais expoentes da aquicultura nacional, e nesta edição premiou os dois trabalhos científicos apresentados por Jefferson, em co-autoria com seus orientadores Drs. Marcelo Costa Andrade e Tommaso Giarrizzo. O prêmio como melhores trabalhos (Forma Pôster) na categoria Estudantes de Pós Graduação e outros (Professores e pesquisadores da área) foi entregue ao discente pela comissão científica do evento.

Texto e foto: Jefferson Willian Silveira da Conceição