Evento destinado aos alunos de graduação, pós-graduação e comunidade não universitária interessada na temática. As inscrições são online. O evento é ministrado por mestrandos e doutorandos do PPGEAP e docentes convidados, sendo amplamente aceito pelos presentes oriundos de diversas instituições: UFPA, UFRA, SEPAq, IFPA, IECOS-Bragança, entre outras. O evento é anual, com o objetivo dos discentes apresentarem o resultado de seus trabalhos e/ou uma temática geral em ecologia aquática e pesca em uma linguagem simples e educativa, para despertar o interesse do público em geral para Ecologia Aquática e Pesca.

A I Jornada Acadêmica em Ecologia Aquática e Pesca (JEAP) foi realizada em 2012, a II JEAP em 2013, a III JEAP em 2014 e a IV JEAP em 2015.