O Prof. Dr Marcelo Ândrade, que faz parte do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP-UFPA, se uniu a outros 46 pesquisadores para elaborar o mais atualizado checklist de espécies de peixes da ordem Characiformes.

Publicado no dia 02 de fevereiro, com o intuito de ser uma atualização de parte do “Checklist of the freshwater fishes of South and Central America” publicado em 2003, 47 pesquisadores verificaram e forneceram informações sobre os peixes recentes e também de fósseis da ordem Characiformes. Uma lista apresentada em ordem alfabética por família e gênero contém um total de 2.334 espécies atualmente válidas e atribuídas a 301 gêneros e 24 famílias. O checklist atualizado consta com mapa de áreas de distribuição é apresentado para cada espécie sua distribuição conhecida atualmente. Uma lista de nomes indisponíveis é fornecida no final, pois alguns desses nomes podem precisar de pesquisas adicionais para certificar seu status.

O Professor/Pesquisador Marcelo Ândrade é também um ex-aluno do programa, dedicando-se à pesquisa em áreas como Ecologia, biodiversidade e conservação, entre outros temas.

Clique no link para acessa a publicação original: https://www.ni.bio.br/1982-0224-2023-0086/